PROJETO:
INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, UMA INCLUSÃO PARA  TODA A VIDA!
I - JUSTIFICATIVA
Leis Significativas - Lei Federal nº. 7.853/89 - “Dispõe sobre o apoio  às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a  Coordenação Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência -  CORDE institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou  difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público,  define crimes, e dá outras providências";
Lei Federal nº. 8.069/90 - “Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do  Adolescente, e dá outras providências";
Decreto nº. 914, que institui a Política Nacional para a Integração da  Pessoa Portadora de Deficiência, no seu artigo 3º, define: "Considera-se  pessoa portadora de deficiência aquela que apresenta, em caráter  permanente, perdas ou anormalidades de sua estrutura ou função  psicológica ou anatômica, que gerem incapacidade para o desempenho de  atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano".  (Direito das Pessoas Portadoras de Deficiência. Brasília: CORDE, 1994);
Declaração de Salamanca, de 10 de junho de 1994.
Lei nº. 10.436, de 24 de abril de 2002 - Política Nacional de Educação  Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - aprovada e publicada em  janeiro de 2008.
Realidade da Unidade Escolar – Após visita realizada pela professora na  instituição, APAE, com o intuito de recebermos orientações dos  profissionais capacitados que trabalham com o nosso aluno, constatamos  que esta unidade escolar não se encontra equipada adequadamente para  atender as necessidades do mesmo.
Diante disso sentimos a necessidade de apoio material para que seja  realizada de maneira satisfatória e correta a inclusão do aluno.
Exemplo: Cadeira adaptada, prancha, apoio para brincar na areia, bola  bobath, utensílios adaptados, etc.
Pessoas Envolvidas - A direção, coordenação, professora, funcionários,  alunos e pais.
Conceito da Unidade Escolar – Acreditamos na inclusão coerente,  organizada em princípios lógicos que privilegie a adequação do ambiente  com as necessidades do aluno, a formação do profissional com habilidades  e somente então a integração do indivíduo.
Pensamos que desse modo criaremos oportunidades básicas para a  estimulação e desenvolvimento global do aluno.
Envolvimento da Família – A família se mostra interessada e valoriza a  educação escolar.
Em relação aos acompanhamentos a genitora é assídua e freqüente,  participa das reuniões de pais e sempre que é solicitada comparece para  esclarecimentos. Esta sempre passando informações pertinentes do seu  filho e querendo se informar do dia-a-dia dele.
A família possui baixa renda sócio-econômica, constituída por três  membros, pai mãe e filho.
II - OBJETIVOS
* Oportunizar o desenvolvimento integral do aluno, quanto aos aspectos:  físico, psicológico, intelectual e social;
* Oportunizar e dar ênfase ao desenvolvimento e da capacidade de  aprender;
* Oportunizar a compreensão do ambiente em que vive natural e social a  partir de situações vivenciadas;
* Possibilitar oportunidades para formação de atitudes, aquisição e  vivência de valores positivos;
* Favorecer e valorizar as experiências extra-escolares e a inclusão nos  vários grupos sociais.
III - METAS
* Proporcionar estimulação na área senso perceptiva, cognitiva motora,  promovendo a qualidade de vida da criança;
* Aquisição de materiais apropriados às necessidades específicas do  aluno, como: cadeira adaptada e com prancha, talheres, pincéis, lápis,  bola bobath;
* Adequar o ambiente escolar a necessidade do aluno;
* Estimular o desenvolvimento global do aluno, seguindo as orientações  dos profissionais da APAE;
* Proporcionar momentos de interação e qualidade de vida à criança.
IV - POPULAÇÃO ALVO
Aluno:
Data Nascimento:
Local de Nascimento:
Diagnóstico: Paralisia Cerebral CID:G 80.0
Filiação: Pai:
Mãe:
Endereço:
Bairro:
Cidade:
V - EQUIPE RESPONSÁVEL 
Direção, Coordenadora Pedagógica, Professora, Funcionários, alunos e  pais.
VI - RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ACOMPANHAMENTO
* Confecção de um suporte, utilizando tecido e flocos de espuma para que  sirva de sustentação ao aluno quando estiver no tanque de areia, sala  de televisão, gramado, colchão e quadra;
* Aumentar a espessura do lápis e outros objetos utilizando E.V.A. e  fita crepe, para facilitar a preensão dos mesmos;
* Utilização de uma bola de Bobath para sustentar seu corpo facilitando  assim a participação nas atividades com o auxílio de um adulto.
VII - DURAÇÃO
Durante todo o ano letivo.
VIII - CRONOGRAMA DAS AÇÕES
Ações – Oferecer Histórias contadas, Caixa de histórias, Caixa surpresa,  Fantoche, Histórias em CD, músicas.
Finalidade - Essas atividades estimulam a percepção visual, conhecimento  de mundo, memória, estimulação da linguagem e coordenação motora.
Ações - Jogo bola.
Finalidade - Coordenação motora e lançamento.
Ações – Manipulação tinta.
Finalidade - Os trabalhos manuais são muito importantes para o  desenvolvimento da Coordenação Motora Fina e da criatividade, além de  propiciarem momentos de interatividade, concentração e descoberta.
Ações – Manipulação de diversos materiais com diferentes texturas, como  papéis, tintas, sagu, gelatina, lixas, massa de modelar.
Finalidade – Desenvolver os sentidos.
Ações – Brincadeiras na areia e nos aparelhos recreativos.
Finalidade – Estimular os movimentos dos membros inferiores e superiores  e socialização.
Ações – Conversa com os pais.
Finalidade – Obter informações e criar vínculo.
Ação – Visita a APAE
Finalidade – Obter orientações para adequar o trabalho às necessidades  do aluno.
Período de Realização – Durante o ano corrente.
Pessoal Envolvido – A professora e a auxiliar de desenvolvimento  escolar.
IX – ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO 
O acompanhamento será semanalmente com informações no semanário da  professora e registro das ações que forem realizadas, através de fotos,  vídeo, painéis, portfólios e relatórios.   fonte:http://elianeprado.blogspot.com/search/label/PROJETOS
 
 
 
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